O Escritório de Resolução de Anomalias em Todos os Domínios (AARO – All-domain Anomaly Resolution Office), ligado ao Departamento de Defesa dos EUA (DoD), abriu uma investigação às alegações feitas por Jake Barber, uma nova testemunha(whistleblower) de Fenómenos Anómalos Não Identificados (UAP). A porta-voz do DoD, Susan Gough, confirmou que a AARO está ciente das reivindicações de Barber e abriu uma investigação sobre o assunto.

Barber, em entrevista ao podcaster Jesse Michels, afirmou que a sua equipa mantém uma relação directa com a AARO e que tem feito apresentações ao novo director do departamento. Segundo ele, a equipa compartilhou vídeos, dados e relatórios detalhados com a AARO. Além disso, também referiu que, após ter deixado o activo, passou a fornecer todas as suas informações directamente ao órgão governamental.

O colunista do *The Hill*, Marik Von Rennenkampff, indicou que fontes internas sugerem que Barber pode ser uma das duas testemunhas mencionados pelo director da AARO, Jon Kosloski, durante uma audiência da Comissão de Serviços Armados do Senado em novembro de 2024. Na ocasião, Kosloski afirmou que a sua equipa já tinha reunido com testemunhas directas e que estava a fazer progressos nas investigações, garantindo um ambiente seguro para que as testemunhas pudessem partilhar mais informações. No entanto, Susan Gough disse que não poderia confirmar nem negar se Barber é uma dessas testemunhas.

Barber também comentou ao *Liberation Times* que o seu grupo, chamado **Skywatcher**, está a colaborar activamente com a AARO e outras autoridades federais, procurando aprimorar a recolha de dados de alta fidelidade sobre UAPs. Afirmou ainda, que os dados serão analisados por especialistas independentes antes de serem divulgados ao público.

**Experiência e Alegações de Jake Barber**

Jake Barber ganhou notoriedade ao revelar, em entrevista ao jornalista Ross Coulthart, da *NewsNation*, que esteve envolvido na recuperação de aeronaves de origem não humana. Embora oficialmente trabalhasse como mecânico na Base Aérea de Pope, ele alega que, na realidade, participava em operações secretas conduzidas por uma agência não identificada e recebeu treino avançado em operações especiais.

Imagem gerada por IA

Ao longo da sua carreira, Barber teria sido enviado em missões de alto risco, incluindo operações de segurança presidencial e missões classificadas na Bósnia. Após os atentados de 11 de setembro de 2001, terá migrado para o sector privado, onde desenvolveu negócios legítimos como piloto de helicóptero para manter a sua fachada, enquanto continuava a garantir contratos governamentais.

Foi durante esse período que Barber afirma ter encontrado, pela primeira vez, objectos anómalos em áreas de testes classificados. Ele descreveu ter recuperado um objecto branco-pérola, em formato de ovo e do tamanho de um SUV, além de, noutra ocasião, ter resgatado um disco octogonal numa região montanhosa. Durante essa última missão, Barber relatou ter experimentado uma intensa reacção emocional e telepática.

Também alega que certos UAPs, são abatidos por meio de armas de micro-ondas de alta potência e que há elementos dentro do governo dos EUA, envolvidos em tentativas de comunicação e invocação dessas naves. Segundo Barber, o sigilo em torno dos UAPs é tão rigoroso que até mesmo altos funcionários do governo desconhecem a extensão real dos programas legados sobre o tema.

**Actuação da Equipa Skywatcher**

Actualmente, Barber lidera a Skywatcher, um grupo formado por profissionais das comunidades de inteligência e aeroespacial dos EUA, dedicado a investigar incidentes UAP de forma independente. A equipa trabalha em coordenação com agências governamentais e já foi mobilizada para examinar os avistamentos de drones na Costa Leste no ano passado.

Em agosto de 2024, a Skywatcher conduziu uma operação própria para tentar “invocar” um UAP usando um “activo psíquico” – termo usado para descrever indivíduos que supostamente possuem habilidades mentais ou psíquicas desenvolvidas, como telepatia e influência remota. De acordo com Barber, essa tentativa resultou num combate aéreo entre duas naves desconhecidas.

Para além da revelação de informações, a Skywatcher pretende pressionar o governo federal a divulgar a extensão total dos seus programas UAP e expor eventuais actividades ilegais destinadas a suprimir a verdade. Barber afirma já ter informado membros do Congresso sobre as suas descobertas, incluindo a equipa do actual Secretário de Estado Marco Rubio (quando ainda era senador e membro da Comissão de Inteligência do Senado). Ele acredita ter conseguido fornecer informações cruciais para preencher lacunas no entendimento dos legisladores sobre o fenómeno UAP.

error: Conteúdo protegido !!