Sandra Gonçalves

Licenciada em Psicologia pela faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Pós-graduada em TRVP e Psicologia da Consciência pela Alubrat Portugal.

Integrou duas equipas de Investigação com Bolsas da Fundação Bial do Porto, coordenadas pelo Prof Doutor Mário Simões.

Foi investigadora contratada no Projecto “Aprendo a Dizer sim e não” sobre “Percepção e Actuação Institucional em Casos de Abuso Sexual” (APF/ Chão dos Meninos).

Foi sócia fundadora, tendo desempenhado vários cargos nos corpos sociais da Alubrat.

Coordenou pedagogicamente a pós-graduação em “Psicologia da Consciência “ na Universidade Autónoma de Lisboa, tendo também leccionado na mesma.

Foi co-editora e co-autora do volume Psicologia da Consciência (Editora Lidel, 2003)

Foi sócia Fundadora e desempenhou funções nos corpos sociais da Casa do Futuro. Nesta associação, promoveu debates sobre temas educativos e coordenou actividades com pais e crianças durante 4 anos, explorando várias abordagens e metodologias. A casa do Futuro foi pioneira em Portugal na realização de abordagens não-directivas fora do contexto escolar.

Como formadora, tem também realizado, desde há quinze anos, uma série de workshops sobre Psiquismo Perinatal e sobre Trabalho com Sonhos.

Na escola Secundária Gabriel Pereira de Évora tem mantido, desde há dois anos, o programa que coordena e implementa de Metacognição e Literacia Mental . Realizou também conferências e sessões sobre outros temas como “Múltiplas formas de Aprender e Ensinar” e “Escola Publica/ Escola Privada , que opções”. Tem apresentado comunicações sobre estes temas em vários outros eventos.

Formadora Convidada  na Formação em Psicologia da Consciência, organizada por docentes da Universidade de Timisoara, Roménia, 2014.

Foi consultora na ISO para a área da educação especial/ sobredotação.

Desenvolve, com Mariana Inverno, o Projecto RELIGARE – espiritualizar a matéria-  que se propõe contribuir para a mudança colectiva estimulando a expansão de consciência e o auto-conhecimento de cada um através de múltiplas vias de comunicação, com particular ênfase no papel da arte enquanto ponte privilegiada entre mundos.

A sua actividade clínica reflecte os interesses atrás referidos e valoriza as abordagens humanistas, ecléticas e integradoras da multiplicidade do ser humano e das várias vias e recursos que lhe estejam disponíveis.