Manuel Curado é Professor de Filosofia na Universidade do Minho, nomeadamente nas áreas de Filosofia Antiga e Filosofia em Portugal, e obteve vários outros títulos, nomeadamente o de Auditor de Defesa Nacional (Ministério da Defesa, Lisboa) e Curso de Alta Direcção para a Administração Pública (INA/Universidade do Minho).
É doutor sobresaliente cum laude pela Universidade de Salamanca, tendo obtido anteriormente o grau de mestre em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa. Proferiu mais de 250 conferências em muitos países, de Moscovo, Rússia (MGLU e MGIMO), até Brasília, Brasil (UnB), e foi Professor Erasmus em Pádua, Itália.
É autor de vários livros, incluindo a primeira edição crítica de um manuscrito setecentista escrito por um fellow da Royal Society of London, o médico português Dr. Isaac Sequeira Samuda, MD (As Viríadas do Doutor Samuda, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2014).
Ao lado das actividades filosóficas, tem o gosto literário de promover a edição de clássicos da língua portuguesa, como Dom Francisco Manuel de Melo (Primeiro Tratado de Cabala, Círculo de Leitores, 2018), Teixeira de Queiroz (Obra Completa, vol. I, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2020) e João da Rocha (A Sabedoria da Paciência: Antologia do Centenário de João da Rocha e Angústias: Edição Crítica, Câmara Municipal de Viana do Castelo, 2021), porque vislumbra neles sinais de uma sabedoria perene.
Reeditou a Memória sobre um Projecto de Pasigrafia (1800) do Contra-Almirante José Maria Dantas Pereira, tendo promovido desde os anos 90 o conhecimento deste pioneiro da utopia da língua perfeita e da tradução automática universal.
Reeditou as obras de psicologia filosófica e de lógica de Edmundo Curvelo, bem como os seus inéditos, em colaboração (Obras Completas de Edmundo Curvelo, Fundação Calouste Gulbenkian, 2013; Um Génio Português: Edmundo Curvelo (1913-1954), Imprensa da Universidade de Coimbra, 2013).
Pertenceu a várias comissões de ética, e fixou o seu pensamento bioético no livro Saúde e Cyborgs: Cuidar na Era Biotecnológica (Edições Esgotadas, 2019).