Raul Berenguel é licenciado em História (ramo científico) pela Universidade Aberta de Lisboa, tendo obtido o grau de Doutor (summa cum laude) em História, na mesma universidade.
Frequentou o Curso de Física da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e o Curso de Engenharia Electrotécnica da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
Com interesse em diversas áreas da cultura e da ciência, é investigador e membro do Conselho Científico do CTEC – Centro de Estudos Transdisciplinares da Consciência da Universidade Fernando Pessoa (Porto).
É membro do grupo internacional de investigação: “M.a.r.i.a.n. – Multicultural Apparitions Research International Academic Network“.
É Investigador Integrado do Clepul – Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
É também investigador do CITCEM-Centro Transdisciplinar de Cultura, Espaço e Memória da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Participou na organização de simpósios internacionais, publicou vários livros como autor e co-autor e dezenas de artigos diversificados.
Foi convidado como orador em várias conferências científicas.
Recebeu o “Certificado de Excelência” da Spec – Sociedade Portuguesa de Exploração Científica, recebeu o Certificado de Mérito “For Outstanding Academic Performance” da International Gem Society, e assinou o Livro de Honra da Associação Portuguesa de Gemologia – Instituto Gemológico de Portugal.
Na área dos fenómenos aéreos não identificados, realizou a sua primeira conferência em 1971, tendo desenvolvido investigação de campo ao longo de mais de 15 anos e realizando 50 anos de investigação sobre este assunto, publicando dezenas de artigos e dezenas de conferências públicas sobre este fenómeno.
Pertenceu aos principais grupos portugueses de estudos sobre o tema, nomeadamente CEAFI e CNIFO.
Foi participante convidado em canais de televisão nacionais e internacionais, destacando-se o History Channel, o National Geographic e o Cuatro Channel de Espanha.
Participou na criação de parcerias com a Força Aérea Portuguesa através dos Chefes do Estado Maior da Força Aérea Portuguesa, General Lemos Ferreira e posteriormente com o General Conceição e Silva.
A nível internacional manteve contactos pessoais com investigadores de renome como Richard Dolan, Richard Haines, Jacques Vallée, Salvador Freixedo, Ballester Holmos, John Mack, L. A. Marzulli, Josep Guijarro entre outros.